Será a CRISE, a vilã?

Será mesmo que é somente a crise que fez o faturamento cair da sua loja, empresa, bar e etc?

Será mesmo que tudo de ruim, é por conta da má administração do governo?

Bem, a crise realmente fez o faturamento cair em quase todos os setores, porém a má administração não tem mão única. Ela pode estar na contra mão, e talvez seja você, administrador que esteja cometendo essa inflação.

Vou colocar aqui algumas situações que eu mesma passei.

Estava precisando de um telefone de viva voz para meu escritório, então fui à uma loja para pesquisar modelos e preços. Na primeira, haviam três vendedores da loja conversando bem na porta, eu cumprimentei e entrei. Comecei a olhar os modelos esperando que algum daqueles atendentes viessem me auxiliar. Nenhum apareceu. Sai da loja sem ao menos ser atendida.

Na segunda, fui ao setor da especialidade e lá havia uma funcionária atrás do balcão conversando pelo telefone. Fiquei uns 8 minutos esperando que ela desligasse. Como não o fez, indaguei se ela poderia por gentileza me atender, e ela simplesmente com cara de desdem desligou, largou o telefone bruscamente no balcão, virou para mim e disse: “Fala”. Eu não falei, me virei e saí, muda. E isso aconteceu também em uma clínica médica, fiquei mais de 10 minutos esperando uma atendente falar ao telefone, enquanto eu ficava de pé, aguardando com muita dor.

Mais recentemente, precisei também mudar a minha placa, cartões , panfletos e etc. de minha empresa. Entrei em contato com 5 empresas especializadas nesse serviço. Depois de enviar mais de quatro e-mails, ligar várias vezes cobrando uma atitude, uma, somente uma enviou um funcionário para medir e me passar o orçamento, depois não me retornou mais. Acabei fechando negócio com uma pessoa da cidade vizinha, que em menos de uma semana resolveu meu problema.

Há um descaso total no atendimento e na qualidade de serviços. Os funcionários te atendem com aquele olhar de obrigação, com falta de vontade. Por outro lado, as empresas oferecem um péssimo serviço e cobram caro por ele. Portanto, temos que refletir e mudarmos as atitudes para aumentarmos a demanda de nossos negócios. No momento atual, não podemos nos dar ao luxo de perder cliente por tão pouco. Onde podemos melhorar para atrairmos clientes e não afugentá-los? Aliás, em qualquer situação, boa ou ruim, qualquer negócio funciona quando há uma via de mão dupla. O cliente precisa da empresa e a empresa de seus clientes. A empresa precisa de mão de obra e o empregado de seu serviço.

O funcionário tem que estar feliz, não se pode apenas explorá-lo o máximo possível, pressioná-lo de todas as formas, sem um mínimo de condições para que ele cumpra suas tarefas. A empresa tem que oferecer e garantir todos os direitos trabalhistas determinados por lei. Por outro lado, esse mesmo funcionário tem que aproveitar a chance que essa empresa lhe deu, ser esforçado, dedicado, mesmo sendo um emprego de momento. Tem que fazer o seu melhor, pois nunca se sabe onde aparecerá a oportunidade dos seus sonhos para fazer o que realmente ama.

E o mais importante, não esquecer jamais que antes de qualquer coisa, somos seres humanos, todos sem exceção, funcionários, patrões, e clientes. Um depende do outro nessa dinâmica, sem um , o outro não sobrevive.

Espero que tenham gostado! Veja também nosso ultimo post relacionado, CRISE + Revenda = Renda Extra

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Até breve.

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