Joias Folheadas ou banhadas a ouro? Sabe a diferença?

Quando se procura um joia ou uma semi joia, fica sempre a dúvida da diferença e principalmente da durabilidade dessa peça de folheado, chapeado ou banhado.

No folheado é aplicado uma fina camada ou fina folha ou chapa de ouro por forte compressão para aderir-se a peça. Por isso o nome folheado ou chapeado.

Na época barroca se utilizava muito em peças religiosas. Atualmente esse processo está quase extinto, pois exige objetos planos, lisos, chapas ou canetas para serem de qualidade.

Quer aprender mais sobre Folheados? Não deixe de ver também nosso outro post de Dicas de como cuidar de suas joias e folheados.

Já no banho, significa mergulhar a peça em uma solução de sais e ligá-lo em corrente elétrica.

Ao lado dela mergulha-se uma barra de ouro ligado ao outro polo de corrente elétrica, que assim transporta o ouro líquido e deposita sobre a peça. Esse procedimento é chamado de eletrólise.

Quanto a qualidade, o que interfere para melhor ou pior é a quantidade e a espessura de ouro que é aplicado, tanto para folheado ou banhado. Além disso, no banho a camada será mais ou menos espessa de acordo com o tempo de imersão que a peça será submetida.

Para uma boa douração a peça tem que ter uma espessura no mínimo de 0,02 mm ou 20 microns. Abaixo disso, é considerado bijuteria.

Se fizer uma vasta pesquisa verá que não há muita divergência sobre o tema. Mas tem uma coisa que somente um ourives ou filho ou neta de um, que é o meu caso, sabe. Porem pouco é comentado sobre o assunto.

Tem uma diferença entre folheado e banhado, que antigamente isso interferia muito no valor da peça. Meu avô foi ourives e ensinou essa profissão para vários filhos que durante anos trabalharam com joias. Como todo bom profissional sempre preferiu trabalhar com metais nobres. Porém quando um cliente ou amigo encomendava uma peça e não tinha condições de pagar por uma de bastante valor agregado, meu avô aceitava a encomenda de produzir uma semijoia, trabalhava na peça com todo carinho e sempre primava pela qualidade. Na maioria das vezes o procedimento escolhido era o folheado. A semijoia era folheada em peças separadas, uma a uma, pela riqueza de detalhes, para depois montar a peça já lapidada, lustrada e retirados todos os resíduos. Assim o ouro era depositado em cada espaço, por menor que fosse e o acabamento ficava perfeito. Mas as mãos precisavam ser firmes, era um trabalho minucioso, pois não podia errar um milímetro de camada para não ter diferença na espessura, cor ou brilho.

Já o banho, era o mergulho em si. Muitas vezes isso desvalorizava a peça, porque havia lugares que não depositava o ouro e as rebarbas eram maiores para se retirar. Por isso, meu avô e seus filhos usavam o banho somente em algumas peças.

Hoje em dia, somente alguns ourives, que gostam de peças mais artesanais que usam o procedimento de folheado.

Enfim, o termo folheado a ouro acabou-se incorporando e é o mais usado quando se fala em semi joia. Porém, atualmente a maioria das peças são banhadas.

Por isso não se acanhe de perguntar quanto há de ouro banhado na peça que está interessada.

Veja todos os detalhes, se são grotescos ou se a peça está banhada uniformemente. Compare brilho e cor. A maioria das empresas de confiança oferecem garantia de 6 meses a um ano.

Veja também o artigo onde falo sobre dermatite de contato e Alergias à bijuterias e semijoias.

Ficou com alguma dúvida, Entre em contato e eu responderei o mais breve possível.
Até lá.

Categorias
Categorias
Posts Recentes

Assine já!

Quer estar por dentro das últimas novidades?

Não se preocupe, também não gostamos de spam ;)
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de privacidade.

Mais Artigos

Postagens Relacionadas

24 respostas

      1. Olá Aline.
        Poderão descamar sim se vc passar algum abrasivo ou esfregá-la com frequência em alguma coisa que agrida. Por exemplo: Uma pulseira que vc usa sempre e tenha atrito direto com a mesa onde vc trabalha diariamente. Esse atrito repetitivo poderá retirar a camada do banho, mas enferrujar, jamais.

  1. Revendo semijoias banhadas pois muitas pessoas me explicavam que a qualidade da banhada era melhor que a folheada, porém agora com.pesquisas mais profundas entendi que as folheadas são melhores por serem tb mais artesanais. Gostei muito das explicações agora quero semijoias folheadas para revender um produto mais nobre.

    1. Olá Fernanda, tudo bem?
      Hoje é raro encontrar alguma empresa que trabalhe com folheado. Nos dias atuais o procedimento por eletrólise, ou o banhado está tão avançado e associada à alta tecnologia que não deixam nada a desejar quanto a qualidade do produto.
      Basta você pesquisar bem todas as opções que existem no mercado que não irá se arrepender.
      Espero ter ajudado e boas vendas.
      Abraço.

        1. Olá Luccas.
          Não tenho como pois muda todos os dias os valores do ouro no mercado.
          Teria que pesquisar diariamente. Mas se uma marca vende as peças bem abaixo do mercado, desconfie. A qualidade do banho não será tão boa assim,. Poderá conter substâncias danosas à nossa saúde em alto grau. Portanto, pesquise sempre.
          Obrigada pela visita no site. Espero ter ajudado.

    2. Olá Fernanda.
      Hoje em dia quase não utiliza mais folheados, na sua grande maioria são banhadas. Nós que acostumamos chamá-las todas de folheados. Uma sugestão é procurar uma empresa que te dê garantia nas peças. Será mais fácil revendê-las e terá um produto com mais qualidade e passará confiança às suas clientes.
      Obrigada pelo carinho. Que bom que gostou.
      Logo terá um post falando de diferentes bases faciais.
      Um abraço e boas vendas.

  2. Gostei das informações! Estou na dúvida, queria comprar alianças de “ouro” porém as legítimas nao tenho condições.. gostaria de saber se meu problema de ácido úrico que empreteja as peças de bijuterias, eu deveria comprar folheadas? Ou banhadas?

    1. Olá Thaline.
      Hoje quase não tem peças folheadas, na sua grande maioria são banhadas, mas criamos o vício de falarmos folheadas.
      Nos seu caso, seria melhor adquirir peças que tenha uma camada de verniz por cima do folheado e com garantia. Caso não encontre tente passar camadas de base verniz de unha, aquelas que passamos antes do esmalte e que não colorem. Acredito que durarão por mais tempo.
      Espero que tenha ajudado.
      Até.

    1. Olá Cássia.
      Que bom que gostou. Fico muito feliz.
      Se tiver alguma sugestão de tema, fique a vontade de comentar. Farei o possível para colocar em pauta.
      Obrigada pelo carinho.
      Um abraço.

    1. Olá Fernanda.
      Que bom que você gostou. Fico muito feliz. Nada mais gratificante que trocarmos experiências e informações. Logo,logo postarei sobre diferença entre água micelar e água termal.
      Espero que continue ajudando a lhe tirar dúvidas e se tiver alguma sugestão, pode me enviar que farei o máximo para atender.
      Um abraço.

    1. Olá Mari.
      Os milésimos são a quantidade de ouro que foi utilizado.Quanto maior for a quantidade de milésimos, será maior a qualidade e durabilidade do produto. 10 milésimos é uma ótima quantidade.
      Já o K que vem logo após a numeração de identificação, como por exemplo 18 k, significa que ela tem 18 partes de ouro e 6 partes de outros metais.
      No caso da sua pergunta, um banho 18 k com 10 milésimos , ou seja 75% de ouro com uma camada(espessura) de 10 milésimos de ouro.
      Espero ter ajudado.

  3. Gostei do seu conteudo, até salvei aqui nos favoritos para
    ler depois com calma outras publicações. Não sei se vocês
    já possuem alguma forma de divulgação online (ou
    marketing digital), mas seu site merece ser conhecido e
    visitado por mais pessoas com certeza. Se eu puder te
    ajudar de alguma forma, ou parceria etc, entra em contato
    comigo.

    1. Olá Marcio.
      Obrigada pela visita no meu site e fiquei feliz que tenha gostado.
      Eu já tenho uma parceria com um marketing digital. Porém, se precisar, está anotado aqui seu contato.
      Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Institucional

Olá!
Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp