Como Evitar Alergias às bijus e joias?

Nós mulheres sabemos quanto somos apaixonadas por acessórios como bijus e joias. Não conseguimos resistir.

Mas o que fazer quando não conseguimos ficar nem 10 minutos com a biju e já começa a coceira e irritação?

Algumas pessoas tem predisposição à dermatite de contato, está na constituição genética e quando são expostas a esses materiais causam a alergia, ou dermatite de contato alérgica.

Como o nome já diz, basta ter contato com a pele para os sintomas aparecem como coceiras, vermelhidão, irritação, dor, alteração da espessura da pele, eczemas, e em estados mais graves, sangramentos e infecções.

Porém, na grande maioria, as pessoas tem alergia ao níquel, um metal que é usado na composição de bijus, folheados ou banhados. Ele é utilizado para dar rigidez nas peças e no banho para dar brilho. Sendo um dos metais de baixo valor agregado, é usado com frequência.

É raro alguém ter alergia aos metais nobres, como prata e ouro, apesar que em algumas peças poderão ter resíduos de níquel em sua composição, mas a porcentagem é tão baixa, que é difícil haver reação e quando há, é pelo fato de ter ficado muito tempo em contato com a peça.

Uma dica é, opinar por peças de ouro ou prata, para uso no dia a dia, uma peça neutra, que combine com tudo. Procure sempre por um bom fabricante, com referências e verificar a garantia das peças. Mesmo sendo um valor alto, investirá em um produto de qualidade, que além de lindo, terá durabilidade.

Outra opção é abusar de peças em aço inox, são totalmente antialérgicas, duráveis, não escurecem , mantém o brilho, e o preço é bem razoável.

Para variar o look, use acessórios como presilhas e tiaras no cabelo. Lenços, acessórios em couro, renda ou tecidos sempre dão um charme especial a roupa.

Quando a peça for folheada ou banhada, veja também a procedência, garantia e a cor da peça.

Se for de qualidade, a cor tem que ser um dourado amarelo. Entretanto, se tiver uma cor amarela com certo rosado ou acobreado, é porque tem mais níquel na composição. Perigo na certa para as pessoas alérgicas.

Não se acanhe em perguntar e tirar suas dúvidas com o vendedor.

Mas se você não aguentar e quiser usar sua biju, a dica muito útil é, passar esmalte incolor na peça, deixar secar, e passar novamente, até atingir 3 camadas. Melhor ainda, é utilizar a cola para bijuterias, uma branquinha, fazendo o mesmo procedimento. Quando ela seca fica incolor. Esses procedimentos servem também para evitar o escurecimento das peças.

Use essas peças em períodos pequenos. Não exagere.

Mas atenção, existem pessoas que também tem dermatite de contato alérgica aos esmaltes e colas. Cuidado!

VOCÊ SABIA?

O níquel está presente também no ar, em vários objetos e também nos alimentos.

São diversos os alimentos que possuem níquel. Alguns exemplos ricos em níquel são: feijões brancos, marrons e verdes, alface, abacaxi, aveia, mariscos, amendoim, chocolate e nozes.

Quem irá realmente definir o que se deve ou não comer e beber, será o dermatologista que irá avaliar a alergia.

Gostaram? Ficou dúvidas? Entre em contato, e retornarei o mais breve possível.

Até breve.

Categorias
Categorias
Posts Recentes

Assine já!

Quer estar por dentro das últimas novidades?

Não se preocupe, também não gostamos de spam ;)
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de privacidade.

Mais Artigos

Postagens Relacionadas

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Institucional

Olá!
Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp